01 - O que é a Cárie dental? (clique para abrir)

A cárie dental é uma doença infecciosa e contagiosa que afeta os tecidos mineralizados dos dentes. As cáries ocorrem somente quando há formação de placa dental sobre os dentes, em presença de açúcar. O ácido formado pelas bactérias ataca a superfície do dente, causando a sua progressiva dissolução. Esta reação acontece sempre que acabamos de comer uma refeição e se acentua ao longo das horas. Ao higienizar corretamente seus dentes (com a escova e o uso de fio dental), você combaterá a placa bacteriana e consequentemente reduzirá a possibilidade de cáries dentárias.

02 - O que é a Placa Bacteriana? (clique para abrir)

Diariamente, uma camada de bactérias circula na superfície dos seus dentes. Essas bactérias, em contato com os resíduos alimentares e a saliva, formam a placa bacteriana. Apesar de quase invisível, o acúmulo da placa bacteriana é a causa da cárie, tártaro e doenças da gengiva.

03 - O que é o Tártaro? (clique para abrir)

É a placa bacteriana endurecida pela precipitação dos sais minerais na saliva. Tal como na placa bacteriana, no tártaro existe uma abundante presença de bactérias. Para eliminar o tártaro é necessário que se realize uma limpeza pelo dentista. A remoção do tártaro faz-se hoje com o recurso ao ultrassom. O uso do ultrassom aplicado à remoção de cálculo dentário é, sem dúvida, uma grande descoberta na Odontologia; é um método indolor que rapidamente elimina o tártaro ou cálculo dentário, e consequentemente a gengivite e a reabsorção óssea.

04 - É normal que as gengivas sangrem? (clique para abrir)

Não, o sangramento gengival é o indicativo da existência de uma gengivite, ou seja, uma inflamação das gengivas, que habitualmente está associada á presença da placa bacteriana. Visualmente, as gengivas apresentam-se inflamadas, avermelhadas e com aspecto inchado.

05 - O que é Periodontite? (clique para abrir)

Quando a doença deixa de estar restrita à gengiva (gengivite) e afeta as outras estruturas de suporte dos dentes, principalmente o osso e o ligamento periodontal que o une ao dente, a doença passa a chamar-se periodontite. Formam-se bolsas entre os dentes e a gengiva, que são muito difíceis de higienizar durante a escovação. Isso é um fator que permite a progressão da doença, podendo ocasionar a perda do dente se não tratada a tempo.

06 - O que é Sensibilidade Dental? (clique para abrir)

Sensibilidade dental é a dor causada pela exposição da dentina em função de uma cárie, de uma fratura dental ou pela exposição da raiz, causada pela retração da gengiva. Como a raiz é coberta pelo esmalte, os milhares de pequenos canais no interior do dente ficam expostos, comunicando-se com o nervo; Assim, quando alimentos frios, quentes ou doces demais entram em contato com o nervo, este responde ao estímulo através da dor.

07 - Tenho uma bolinha de pús que aparece e desaparece de tempos em tempos, o que é? (clique para abrir)

Provavelmente, trata-se de um abscesso dentário. Você deve consultar o dentista para que ele examine seu caso.

08 - Um dos meus dentes já teve o canal tratado, mas ainda sinto uma leve sensibilidade nele. O que pode estar acontecendo? (clique para abrir)

É possível que ainda exista contaminação na parte final da raiz do dente. Isto pode ter ocorrido por um tratamento insatisfatório ou por uma reinfecção do dente. Nestes casos um novo tratamento do canal deve resolver o problema. Em outros casos pode ainda haver uma fratura do dente em questão, o que requer a extração do dente.

09 - Faz alguns anos eu bati o meu dente e ele ficou escuro, por que isso ocorreu e como posso tratá-lo? (clique para abrir)

Em um dente que sofre trauma, há em alguns casos uma hemorragia interna do dente, que acaba por manchá-lo com os sais de ferro que vem da hemoglobina do sangue. Pode também haver a formação de uma camada adicional de dentina dentro do dente que é mais amarelada. Nesses casos pode ser necessário realizar o tratamento de canal do dente. Em outros casos um clareamento dental unitário pode resolver o problema.

10 - Sinto um barulho e/ou dor no ouvido quando mastigo ou abro a boca. Meu queixo pode cair? (clique para abrir)

Seu queixo não pode cair, porém pode existir um problema grave na articulação de seu maxilar que deve ser examinado pelo dentista. Na maioria dos casos o tratamento é feito com aparelhos removíveis também conhecidos como placa de mordida.

11 - Sinto muita sensibilidade em meus dentes quando tomo água gelada, ou com o ar, qual o meu problema? (clique para abrir)

Muitas vezes esse tipo de sensibilidade é causado por retrações gengivais que expõem o colo ou até a raiz do dente. O Dentista deve avaliar seu caso para determinar a melhor conduta a seguir, que pode ser uma restauração dentária, uma aplicação de flúor concentrado na região, ou uma cirurgia para recobrir o colo. Uma cárie dentária também pode ser causa de dor.

12 - Como posso saber se tenho Câncer Bucal? (clique para abrir)

Realize um exame na sua boca, na face e no pescoço e procure por manchas, lesões brancas, aumento de volume ou outras feridas que demoram a curar. Qualquer sintoma deve ser comunicado imediatamente ao dentista. Para prevenir evite o consumo exagerado e frequente de álcool e fumo.

13 - Quero fazer um Implante mas tenho medo, o que fazer? (clique para abrir)

A instalação de um implante dentário é um procedimento muito simples. Em caso de um implante unitário, não deve levar mais do que 30 minutos. Em geral há apenas um desconforto leve após a colocação de um implante e você poderá trabalhar no dia seguinte. A colocação do implante no osso impressiona os pacientes, porém, é importante dizer, que, no osso, há pouca inervação para dor, sendo apenas a gengiva que traz a sensibilidade, que é facilmente controlada por meio de medicamentos. A sedação consciente pode ser usada para diminuir a ansiedade.

14 - O que são implantes osseointegrados? (clique para abrir)

É uma nova geração de implantes, introduzidos a partir da década de 60, mas que só agora atingem um grau de aceitabilidade universal. São normalmente parafusos de titânio colocados em áreas desdentadas e que apresentam capacidade de exercer as funções mastigatórias e funcionais de maneira semelhante aos dentes naturais. Normalmente é colocado em duas etapas: uma para a inserção do implante de titânio propriamente dito – cirurgia mais extensa – e outra, alguns meses após, para a colocação de dispositivos que suportarão as próteses. Estas podem ser confeccionadas em curto período após a esta segunda etapa.

15 - São superiores às próteses convencionais? (clique para abrir)

Certamente são melhores que dentaduras e próteses removíveis (“pontes móveis”). Têm capacidade funcional semelhante às próteses fixas em casos de espaços desdentados relativamente pequenos, mas a opção por um ou outro tratamento deve ser cuidadosamente analisada pelo profissional e em acordo com a solicitação do paciente, pois as situações são muito diversas e impedem a discussão com regras fixas. Nos casos de desdentados totais ou de áreas posteriores a solução com implantes é normalmente melhor do ponto de vista funcional.

16 - Qual a chance de um implante dar certo? (clique para abrir)

Estudos de longa duração demonstraram que certos tipos de implantes apresentam taxas de sucesso acima de 90% nos implantes colocados e taxas superiores a 97% de sucesso das próteses (porque a perda de um implante não significa necessariamente a perda da prótese, pois está apoiada em outros implantes). Este índice de sucesso porém, é médio, e não vale igualmente para todas as regiões da boca. Os índices de falha em desdentados totais inferiores é próximo a 0% (zero por cento) e na região posterior da maxila, com osso pouco denso e após a colocação de implantes curtos (devido aos seios maxilares), a taxa pode chegar a 33%.

17 - O que existe de mágico no titânio? (clique para abrir)

Nada. É um material utilizado em ortopedia há muitas décadas. Simplesmente o titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica, assim como outros metais da mesma família, como o nióbio por exemplo. O sucesso da técnica é devido a um bom conjunto de fatores e estas características do titânio sem dúvida são positivas, mas por si não garantiriam o sucesso do procedimento. O sucesso depende, em suma, do planejamento da técnica cirúrgica (que evita o superaquecimento do osso), um período de cicatrização sem a colocação das próteses, e uma prótese adequada. Este protocolo para realização dos implantes possui minúcias que não podem ser desprezadas, e um profissional competente e bem treinado na técnica pode alcançar excelentes resultados.

18 - Quais os riscos cirúrgicos? (clique para abrir)

Mínimos. A cirurgia é normalmente realizada com anestesia local e é muito menos traumática do que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a remoção de dentes inclusos. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incomodo maior. Existe, porém, um certo risco inerente a qualquer intervenção cirúrgica – como infecção pós-operatória, edema demasiado e alguns outros, mas em índices muito baixos e que não contraindicam a técnica.

19 - Existe garantia de sucesso? (clique para abrir)

A princípio a alta taxa de sucesso é uma boa garantia, mas sempre existe, nos processos biológicos uma certa dose de imponderabilidade. Não há a possibilidade de certeza de absoluto sucesso, mas devido às taxas anteriormente citadas, o desconforto da cirurgia é muito inferior ao benefício de possuir uma prótese fixa, e, mesmo nos casos onde ocorre a falha, o procedimento poderá ser refeito.

20 - Porque ocorrem as falhas? (clique para abrir)

A maioria porque o caso não é exatamente indicado para implantes. Tentar a colocação de implantes em casos não favoráveis deve ser uma opção consciente do profissional e do paciente, após a avaliação de todas as alternativas. Porém, algumas falhas ocorrem em casos aparentemente muito favoráveis, e é praticamente impossível saber a causa real.

21 - O que acontece se o implante apresentar alguma mobilidade após a colocação da prótese? (clique para abrir)

Significa a perda do implante. Toda mobilidade é progressiva e indicativa de insucesso.

22 - Quanto tempo dura um implante? Qual sua vida útil? (clique para abrir)

Pode-se afirmar que em 95% dos casos, se os implantes não foram perdidos nos dois primeiros anos de uso, durarão por grande parte da vida do paciente.

23 - Esteticamente é bom? (clique para abrir)

Depende muito do sistema utilizado e das condições locais. A estética melhorou muito nos últimos anos. Lembre-se: por melhor que seja o implante e o profissional, o primeiro continua sendo uma prótese, ou seja, a substituição de dentes naturais por artificiais. Expectativa demasiada em relação à implantes é comum mas normalmente é sucedida de uma certa parcela de frustração. Em muitos casos a solução estética é apenas aceitável. O melhor raciocínio é funcional: o implante é muito superior a outros procedimentos de prótese e na ausência dos dentes é o que pode ser realizado de melhor.

24 - Devo voltar ao dentista depois te colocar os dentes? (clique para abrir)

É necessário no mínimo um controle clínico radiográfico a cada ano. É também uma obrigação do paciente comparecer a estes controles.

25 - Se o dentista disser que vai colocar três e na hora da cirurgia colocar dois ou quatro implantes? (clique para abrir)

Um planejamento adequado minimiza este problema o qual pode ser discutido antes mesmo da cirurgia, pois durante o procedimento cirúrgico a participação do paciente deve ser passiva e, convenhamos não é o melhor momento para a discussão de preço e formas de pagamento. Quando necessário, coloca-se os implantes adequados e adia-se toda a discussão por assim dizer “burocrática”.

26 - Não é um exagero o dentista pedir tomografia computadorizada para análise do osso? (clique para abrir)

Não, especialmente no arco superior. Um estudo detalhado com o uso de tomografia computadorizada evita surpresas, especialmente daquelas da pergunta anterior.

27 - Em relação à capacidade de mastigação, vai melhorar após a colocação de implantes? (clique para abrir)

Os implantes apresentam resultados funcionais muito superiores aos obtidos por dentaduras e próteses removíveis. Os pacientes que usam dentadura há muito tempo e colocam implante sentem a diferença muito significativa.

28 - Se não existir osso suficiente, existem maneiras de aumentar a quantidade de osso disponível? (clique para abrir)

Sim, Na área da maxila podem ser feitas cirurgias para aumento de rebordo e/ou levantamento do seio maxilar, retirando-se osso do mento (queixo), do ramo da mandíbula ou da crista ilíaca. Na mandíbula, o desvio do nervo alveolar inferior também pode ser realizado, mas as sequelas pós-operatórias deste último diminuem muito, sua indicação.

29 - Quanto tempo dura uma cirurgia? (clique para abrir)

Normalmente, entre uma e duas horas de procedimento. Em casos excepcionais, este tempo pode ser dilatado.

30 - Quanto tempo vou ficar sem usar prótese? (clique para abrir)

No caso do desdentado total, o período restringe-se de 3 a 4 dias após a primeira cirurgia. Na segunda etapa, quando é feito o acesso aos implantes, o paciente não fica sem a prótese. No caso de próteses parciais, muitas vezes o paciente não fica dia algum sem a prótese.

31 - Devo extrair um dente natural para colocar implante? (clique para abrir)

O dente natural sempre é melhor do que qualquer prótese. Porém, em certas situações em que dentes naturais estão muito comprometidos por doença periodontal, por exemplo, pode-se aventar esta hipótese. Um planejamento global, levantando-se todas as alternativas, inclusive custo, deve ser mandatário. Não há consenso acerca do grau no qual o comprometimento dos dentes torna a colocação de implantes mais vantajosa.

32 - Pelo fato de ser um material estranho, existem riscos de rejeição ou de contaminação com vírus, por exemplo? Como um implante é esterilizado? (clique para abrir)

Não ocorre rejeição, pois o titânio é um material imunologicamente inerte. Quanto à contaminação, quando ocorre normalmente ‘por via cirúrgica e não por falhas do processo de fabricação. Qualquer dos métodos normalmente utilizados para esterilização do implante – estufa ou autoclave – oferecem total segurança.

33 - Posso comer de tudo após a colocação das próteses? E se fraturar algum dente da prótese, o implante está perdido? (clique para abrir)

Não, mas as restrições não são muito severas. Certos alimentos podem fraturar até mesmo dentes naturais. De qualquer forma, uma alimentação com um mínimo de cuidados é suficiente para a preservação dos dentes das próteses suportadas por implantes. Um dado positivo é que o reparo de dentes fraturados é relativamente fácil.

34 - E se o implante falhar, qual o melhor procedimento? (clique para abrir)

A melhor alternativa é repetir o procedimento, principalmente se houver osso suficiente, pois, após a remoção do implante ele tende a se tornar um pouco mais denso. O melhor é não ter pressa excessiva para resolver o problema, que é muito desagradável, mas inerente ao procedimento ainda que não ocorra frequentemente. Normalmente em áreas de maior risco de perda o paciente deve ser convenientemente avisado previamente à cirurgia.